A escola de yoga “Yoga Bhavani” é um projeto pessoal do instrutor de yoga Luiz Fernando Mingrone, mais conhecido como Enki.

Meu objetivo é a difussão dos conhecimentos das filosofias do Yoga, Tantra e Vedanta, mostrando as correlações entre elas e, com isso, tentando traçar uma linha que nos mostre a continuidade dos ensinamentos dentro dessas três filosofias, sempre tendo em vista criar condições para a aplicação prática desses ensinamentos no dia-a-dia. Com aulas regulares de Hatha-Yoga, busco o resgate dessa tradição, tirando o “véu” de atividade física que essa tradição ganhou ao longo dos últimos dois séculos. Hatha-Yoga é, para além de movimentos corporais, uma prática espiritual.

Assim, em minhas aulas busco enfatizar essa conexão com o aspecto espiritual, instruindo os alunos a desenvolverem uma consciência plena do que cada postura (asana) está trabalhando em termos de movimentação de energia e atuação emocional e mental.

Por conta dessa abordagem, em minhas aulas não existem turmas avançadas, intermediárias ou iniciantes, pois o propósito principal não é a formação de acrobatas, mas sim o de criar condições para que nos tornemos seres humanos melhores.


Um pouco da minha história

Nasci em abril de 1977 e minha ligação com a espiritualidade iniciou-se desde muito cedo. 
Aos 12 anos já estudava por conta própria a mitologia suméria e também astronomia. Foi nesse período que tive meu primeiro contato com a tradição espiritual indiana, através do excelente livro Bhagavad Gita, da Ed. Pensamento. EnkiPor conta de meus estudos de astronomia, passava horas a fio observando o céu e fazendo mapas celestes.
 Nesse mesmo período, começou a aflorar traços de clarividência e também a ocorrer minhas primeiras experiências extracorpórias involuntárias (projeção astral).
 A princípio essas experiências eram assustadoras, pois não sabia o que estava ocorrendo. Mas com o passar do tempo o fenômeno foi sendo entendido e melhor aproveitado.

Já em 1998, tive contato com o espiritualista Wagner Borges, um dos fundadores do IPPB – Instituto de Pesquisa Projeciológicas e Bioenergéticas – com sede na capital paulista. Esse encontro foi um divisor de águas, pois Wagner me recomendou a leitura do excelente livro “Autobiografia de um Yogue”, escrito por Paramahansa Yogananda. A leitura desse livro me proporcionou muitas aberturas espirituais, através de rememorações espontâneas de períodos de algumas vidas passadas, onde pude resgatar lembranças de vivências como yogue, iniciado egípcio e grego, bem como na China.

Venho ministrando palestras e cursos sobre yoga, hatha-yoga e espiritualidade desde 2000, depois de participar de anos de estudos em alguns espaços espiritualistas como o IPPB e CEFLE, ambos na capital paulista.

Em 2002 fuindei junto com Rosangela, minha companheira na época, o Espaço Universalista Luz da Consciência, que funcionou plenamente até o final de 2004, quando me mudei para a cidade de Guaíra, interior de São Paulo, para divulgar as práticas do yoga e os conhecimentos da vedanta e tantra.

Em 2008 retornei para a capital paulista e em março de 2009 comecei a ministrar aulas regulares de Hatha-Yoga no IPPB, tendo dado algumas aulas sobre espiritualidade em geral para o grupo de estudos do Prof. Wagner Borges e palestras e cursos gratuitos no mesmo espaço.

Desde outubro de 2013 ministro aulas em meu próprio espaço, o “Yoga Bhavani”, situado na rua Mont’Alverne, 182, no bairro de Vila São José (Ipiranga) na cidade de São Paulo.

Experimente! você pode se descadastrar quando quiser.
INSCREVA-ME!

Junta-se à nossa
comunidade!

Ao se cadastrar, você fica receberá nosas
atualizações em primeira mão
direto em sua caixa de e-mail!
close-link
error: Alert: Esse conteúdo é protegido !!