Em um curso profundo porém simples, o prof. Enki traz a tona ensinamentos e práticas importantes para o desenvolvimento de uma jornada espiritual sadia.

Prakash é uma palavra do sânscrito que tem como tradução “Luz Espiritual” ou ainda “Luz Essencial”, e remete à Presença Divina ou “Luz da Consciência”.
Portanto, o propósito do curso e nos dar ferramentas práticas para cultivar uma maior constância e lucidez dessa Luz em nossas ações práticas do dia-a-dia.

O curso usa como referência ensinamentos de dois grandes sábios indianos: Vasistha e Patañjali.

Vasistha ainda hoje é visto como um dos maiores sábios indianos e inspirou figuras como Sri Ramakrishna e Ramana Maharishi.
Ele foi um dos mestres espirituais do avatar Rama, a sétima encarnação divina segundo a tradição hindu.

A proposta de Vasistha é nos mostrar a capacidade ilusória da mente e dos sentidos corporais, nos dando exemplos de como construímos essas ilusões e como nos apegamos a elas, criando loopings emocionais que sustentam nossas “bolhas de realidade”.
Vasistha nos apresenta todos os indicativos dos estágios espirituais em que nos encontramos e o que podemos fazer para expandir nossa compreensão e sabedoria.
Seus ensinamentos são altamente inspiradores.
No entanto, apesar desses ensinamentos nos mostrarem com clareza as estruturas de atuação de nossa mente, podem parecer difíceis ou impossíveis de serem atingidos.

É aí que entra os ensinamentos do sábio Patañjali.
Patañjali viveu alguns milênios depois de Vasistha e é considerado um siddha, um ser perfeito.
Ele foi o responsável pela sistematização da tradição do yoga como a conhecemos hoje, dividindo-a em 8 componentes ou conjuntos de práticas essenciais que podem nos levar a realização das verdades universais ensinadas pelo sábio Vasistha.
Explicarei, então, todos os oito componentes que constituem o yoga, de forma a deixar claro a oportunidade de aplicá-los em nosso dia a dia, tirando o véu místico ou esotérico que cerca o assunto.

No curso, busco fazer um resgate da visão desses antigos yogues e sábios sobre o assunto, o que pode ser inquietador e provocante, se a compararmos com a visão que vem sendo propagada de maneira geral pelos ocidentais.
É uma grande oportunidade de romper alguns paradigmas e se apresentar a uma nova possibilidade de entender e vivenciar não só o yoga, mas a espiritualidade de maneira geral.

Alguns Tópicos Abordados

  • Por que nos sentimos distintos e desconectados uns dos outros e do meio que nos cerca?
  • Qual a causa dessa sensação de limitação que sentimos?
  • Como a mente funciona e como nos relacionamos com ela?
  • Por que somos tão carentes?
  • Como transcender nossas limitações?
  •  As 5 disciplinas de ordenação pessoal.
  • As 5 práticas de autopercepção.
  • Espiritualidade x Religião: diferenças práticas.
  • O Yoga e a construção de uma lucidez contínua.

2016/09/24 15:00:00
Inscreva-se
QUERO ME INSCREVER!

Faça Parte de Nossa
Comunidade!

Permaneça conectado conosco e receba
em primeira mão informações sobre
atualizações de conteúdo e nossa
programação de cursos.
close-link